13 de jul. de 2010

o iluminado treze de julho


para toda vida humana existe uma trilha sonora e pelo menos pra mim isso define se uma pessoa é boa ou ruim. a música é o lugar que temos pra nos refugiar quando tudo vai mal, é falar o que queremos sem precisar fazer poesia, testar a interpretação sem precisar ler um texto enorme. a verdadeira música acontece quando fechamos os olhos e desenhamos fitas, riscos coloridos em um fundo preto conforme a pulsação da música e do coração.

a música fala por nós na maioria das vezes, nos proporciona diversas sensações. não haveria vida sem música, pelo menos a minha. hoje, 13 de julho é o dia mundial do rock pra quem não sabia e eu não podia deixar passar em branco. pra mim o rock já é uma coisa que nasceu comigo, devo isso ao meu pai. apreciar gigantes da música internacional é uma coisa normal desde meus primeiros anos, eu nasci em dezembro de 1993, final da época do Nirvana, claro que pra mim não significava nada.

lá pelos meus 10 anos esse amor se tornou uma coisa maior ainda e me transformou nisso que eu sou hoje. escutar música, mais especificadamente rock, não é um simples complemento, é algo essencial e até hoje não houve um dia que eu não ficasse sem escutar uma mísera música. essa música retrata meu dia, meu momento, seja pela letra ou pela batida. um álbum não é só feito de algumas guitarras, vocais, bateria e baixo. as letras gritam por si mesmas, a ordem das músicas influência no entendimento da mensagem. sim, todo álbum tem uma mensagem, é só procurar. toda banda é criada com um propósito, nem que seja mudar o mundo com o seu rock, esse é o mais puro significado do rock n'roll. todos temos algo a falar, precisamos ser escutados, alguns transformam isso em música, outros em palavras ou alguns até se perdem pelo caminho e são infelizes vivendo das palavras alheias.

na maioria das vezes as pessoas não se importam com o significado maior da música, não se importam se ela forma um contexto ou não e acabam julgando o álbum pelo single. hoje em dia as pessoas não tem mais tempo pra procurarem um sentido nas músicas mais trabalhadas, elas simplesmente querem a letra escrachada, o que acaba com a poesia e o misticismo. antigamente os jovens que se compravam os álbuns sem nem saber se eram bons ou não, especulavam cada nota, procuravam o sentido de cada palavra cuspida pelo vocalista, passavam meses e meses na volta dos álbuns porque aquilo era coisa rara, precisava ser cuidado. agora é banal, cada adolescente tem mil músicas brincando no computador e nem sabe o que tem ali dentro, falo isso porque sou assim também, a diferença é que eu busco criticar o que eu escuto, quando há um álbum bom eu vou até o fim para entrar na cabeça do letrista e saber o que ele sentia quando escreveu ou porque aquele acorde é assim, além de toda arte do álbum porque o cd não é feito apenas de músicas.


Beatles, Led Zeppelin, Nirvana, R.E.M., Neil Young, Black Sabbath, AC/DC, Mutantes, Aerosmith, Alice Cooper, Shamaan, Angra, Sepultura, Slipknot, System Of A Down, Bidê ou Balde, Blink 182, Bob Dylan, Bon Jovi, Cássia Eller, Bruce Dickinson, Cazuza, Coldplay, New Order, Jimi Hendrix, Creedence, Steppenwolf, Cidadão Quem, David Bowie, Iron Maiden, Creed, DragonForce, Epica, Eric Clapton, Heaven & Hell, Faith No More, Engenheiros do Hawaii, Foo Fighters, Rolling Stones, Janis Joplin, Metallica, Elvis Presley, Chuck Berry, Joy Division, Sonic Youth, Rage Against the Machine, Jethro Tull, Queen, Kiss, Legião Urbana, Apocalyptica, Red Hot Chili Peppers, Raul Seixas, Cannibal Corpse, Guns n'Roses, Kamelot, Marylin Manson, Naglfar, Gorgoroth, Dimmu Borgir, Jonny Cash, Little Richard, Doors, Eagles, Van Halen, Scorpions, Whitesnake, Cream, Jeff Beck, Yardbirds, Pantera, Pink Floyd, Duran Duran, Plebe Rude, Velhas Virgens, Rhapsody, Rush, Steve Vai, The Cure, Cult, Tequila Baby, Ramones, Sisters of Mercy, Smashing Pumpkins, Deep Purple, The Who, White Stripes, Vera Loca, TNT, Trail Of Tears e por aí vai, a lista é mais longa que isso, MUITO MAIS.

sexo, drogas e rock n'roll, entenda o verdadeiro sentido, entenda o porquê das coisas, vá fundo nos álbuns, na música, no rock.



Dia Internacional do Rock - 13 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário