25 de jan. de 2013

por favor, entendam o valor do conhecimento.

Até que ponto podemos culpar o azar (ou o professor) pela reprovação naquela prova - ou pior, matéria - importantíssima? Conheço muita gente - inclusive eu mesma faço isso de vez em quando - que apenas publica nas redes sociais que está estudando ou fazendo trabalho daquela determinada matéria mega difícil.
Houve um período que eu fiz isso bastante, postava todos os dias que estava estudando, me sentia tri preparada, fiz todas listas (com milhões de dúvidas deixadas pra lá) e queria dizer com todo o orgulho que eu passaria na prova sem ter ido a um único atendimento (eu e a minha aversão a atendimento). Minha nota não chegou nem na metade da prova. Cheguei em casa esbravejando e todos meus amigos me perguntaram como tinha me saído na prova e contando com o churrasco de aprovação (que demorou a chegar).

daqui
Foi aí que percebi que não adianta nada e é pura imaturidade. Porque o mundo precisa saber que você está dando a vida para aquela prova? Na verdade, quando se estuda de verdade, se mantém a internet desligada e/ou nem se liga o computador. Quando a prova demanda um estudo de verdade, não se publica nada regularmente, se some por uma semana ou o tempo suficiente.

Acontece que vejo ainda muita gente xingando professor (que na maioria das vezes só mantém um alto padrão de correção), quando quem está despreparado para encarar a matéria é o aluno, e não o professor que não sabe dar aula. Quando ocorre erro do professor ou quando falta didática a este, faço questão de ajudar a reclamar, mas a culpa nem sempre é de quem corrige e sim, de quem responde. Sim, o ensino no Brasil é ruim mas também ocorre muita falta de interesse por parte do aluno, que quer sempre tudo de mão beijada.
Quem enrola no facebook, não estuda, ou pelo menos, não estuda de verdade. A única pessoa que evolui com o estudo é tu mesmo, o professor já estudou isso e está careca de saber, os teus pais (dependendo da área deles) não vão entender nada e na hora do emprego, tu que vais passar de idiota por não saber algo que foi ensinado na faculdade (ou colégio). 

Por isso parem de postar que estão estudando e vão estudar, tu (ou os outros) não vais ganhar conhecimento só por fingir que estás (ou deverias) estar estudando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário