9 de jul. de 2012

la pronuncia!


Hoje sentei no chão da minha sala, apanhando sol e tomando um chimarrão. Espalhei livros, cadernos, artigos auxiliares à gripe pelo tapete; apoiei almofadas.
Tudo isso para estudar italiano. Fiquei horas falando com o computador e a cada palavra repetida, mais empolgação. De vez em quando largava uma risada em seguida de um erro terrível - tentem falar guerra como os italianos! - ou uma exclamação sobre a minha perfeição fantasiosa na pronúncia. Eu não sei nada ainda, só sei repetir o que 18 anos de influências ítalo-braZileiras me ensinaram.

A lição de hoje foi: ao me perguntarem se estou bem, não vou mais responder “trankilo” imitando pronuncia castelhana – tão fortemente encontrada aqui no Sul – vou responder “trancuílo” fingindo uma colônia italiana forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário