27 de fev. de 2012

percepções de infância

Quando eu estava na 6º série a coisa que eu mais temia, quando pensava na minha vida futura, era o chamado trote. Morria de medo de entrar na faculdade e ser pintada ou que me fizessem de palhaça e isso me atormentou muito até o meu primeiro ano do ensino médio.
Fiz meu ensino médio em um colégio que era vinculado à universidade, então a diretriz de ensino era igual. Lá aprendi que é presunção achar que o pessoal se importa conosco, é cada um por si e Deus por todos, se tu acreditares Nele.

Na minha cabeça de 12 anos todos veteranos te esperavam na tua sala de aula, te levavam para o pátio e te faziam passar vergonha na frente de todo o resto da faculdade. Quando cheguei no primeiro ano e me deparei com um ambiente completamente diferente do que estava acostumada. Eram professores nos dizendo que nós precisávamos aprender liberdade com responsabilidade, que não seríamos cobrados de nada e que faríamos caso quiséssemos. Agenda não existiu até quase o final do ano, chegando bem a tempo de utilizarmos a tabela de consultas de notas para o exame (e aprender que ela só serve pra isso). Aprendi que não se pede nada em sala de aula, era simplesmente levantar e sair em silêncio e se tu não quisesses assistir aula tu podias sair que ninguém chamava a tua mãe. Tivemos o primeiro ano de faculdade com 14 anos, pelo menos era o que costumavam brincar conosco.

Hoje, no meu primeiro dia de aula da faculdade, ansiava pelo trote porque alguma coisa dentro de mim dizia que eles podiam chegar a qualquer momento dentro da sala e começar a jogar ovo e etc. Mas como já aprendi a 4 anos atrás, ninguém quer saber se tu é bixo ou não porque simplesmente não importa pra eles e muito menos pra mim.

Quero que venha logo o temido cálculo para ver se ele é difícil mesmo como dizem, ou se as pessoas é que não estão preparadas para tê-lo. Aposto minhas fichas na segunda opção pois hoje na minha aula de Física I o professor perguntou quem já estudou vetores e de 30 pessoas apenas 5 levantaram a mão, sendo que 3 destes foram meus colegas no ensino médio.
Aposto que 10 passam de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário