22 de jun. de 2013

com organização, existe tempo pra tudo

Eu nunca entendi direito o porque as pessoas não gostam de estudar. Quando o professor te coloca empecilhos e tu realmente não gosta da matéria, tudo bem. Mas e quando tu escolheu o que estudar? Porque não gostar?

Estudar em um sábado de sol, a tarde não é pra todos mas é melhor que estudar à noite... ou no domingo. Eu escolhi o curso da minha faculdade, eu tenho que gostar do que eu estudo senão é perda de tempo e daí, qual o ponto? Ok, não é toda grade curricular que tem seu lugar no meu coração mas se começar a estudar é tão ruim assim pra ti, começa pelo que tu gosta mais, só pra pegar o ritmo.

Na faculdade as pessoas precisam entender que as tuas notas (e a frequência linda) vão ser, inevitavelmente, um reflexo quase determinante de quem tu é na hora de te escolherem para uma bolsa ou um intercâmbio. Ou ainda, o teu conhecimento vai ser o valor determinante do teu emprego e consequentemente do teu salário e da tua felicidade ao longo da vida. 

Eu acho que o fim de semana é supervalorizado, mas este problema interfere no alto consumo de álcool e com a ideia de quem é legal é porque fica muito bêbado e pega todo mundo. Interfere também nas coisas que as pessoas fazem obrigadas durante a semana porque ou não sabem construir seu horário ou realmente não tem escolha.
Sim, o fim de semana é folga, tempo livre para curtir a vida. Às vezes a semana é muito pequena ou a grade com poucos horários livres. Eu pessoalmente prefiro fazer tudo continuamente por que funciona melhor no meu dia-a-dia. Se pra ti funciona fazer tudo na última hora, tranquilo. Mas por favor, não vem me dizer que porque é sexta-feira não é um bom dia de estudar. Eu, por exemplo, não estudo as quartas, é sagrado! Eu entendo que quarta-feira é dia de futebol e eu bebo em plena quarta, sim.

É tudo relativo mas nem por isso eu vou lá e digo que quem estuda quarta é retardado ou 'loser'. Por favor, parem de ser tão estereotipados e pensem no futuro. Principalmente, pensem no presente e no devido funcionamento de cada um. Não é porque eu sou diferente que sou pior. 
Mais respeito por favor, um comentário pequeno pode machucar.

17 de jun. de 2013

vem pra rua!*

Nessa semana participo da Semana Acadêmica de Oceanologia e durante a solenidade de abertura fomos convidados a entoar o Hino Nacional Brasileiro, tudo na maior normalidade. Entretanto a minha cabeça fervilhava de ideias! Sim, fui tocada pelo amontoado de manifestações que eclodiram em todo Brasil. Atualmente, eu nem dou muita importância pelo ideal que iniciou toda essa confusão e eu não falo sobre os R$ 0,20. Falo sobre os movimentos partidários contra o governo atual e toda essa politicagem que sabemos estar envolvida.
Acontece que agora eu acho que isso já foi ultrapassado. Os próprios manifestantes estão repudiando quem leva bandeiras nos protestos. Já estamos tão desgastados que o problema não é mais quem fez, porque falando a verdade, todos fazem... é só pegar um livro de história do Brasil.
Eu que sempre dizia ser antes gaúcha do que brasileira, senti o chamado.

Hoje, depois de todo esse arrepio ao cantar o Hino do Brasil, esperei o Hino do Rio Grande do Sul, que sempre toca sequencialmente nas solenidades daqui... e ele não veio. Estranhei e olhei ao redor. Ninguém estranhou! Eu estava em uma sala com gente de todos os cantos do país, onde o que nos unia era a Oceanologia e o Brasil. Só. Não existia lugar para bairrismo.

As pessoas estão ignorando o futebol e protestando por mais saúde, educação e etc! Isso é real e é demais! Ainda não acho que mudaremos o Brasil mas ver toda essa gente saindo as ruas, saindo do seu comodismo e se unindo por uma causa, é notável, no mínimo. Talvez falte organização, tenha dado alguns problemas de vandalismo e outras coisas mas faz tempo que atos como este não são realizados e estamos enferrujados.
Eu lembro de ler sobre as Diretas Já e ouvir o depoimento da minha mãe que pintou a cara e foi as ruas e pensar que devia ser muito legal ter esse sentimento grande dentro do peito. Agora é a minha vez e eu não vou me sentir manipulada pelo partido X porque não é mais essa a questão, embora ela tenha colaborado para a disseminação do movimento.

A verdade é que o poder está recuando e aos poucos vão pipocando notícias que demonstram isso. Eu que pena que a guria aquela teve que tomar borrachada na cara para que a mídia começasse a ser um pouco menos idiota nas suas coberturas, mas fazer o que!
É válido participar, é válido mostrar sua insatisfação e continuar mostrando sua insatisfação porque existem MUITAS questões erradas e agora, o que poderá nos colocar nos livros de história é a constância do movimento e o protesto pelas causas certas, grão após grão. 

Hino nacional - protesto paulista 17-06


*Vem pra rua: Uma das sacadas mais geniais que eu vi nos últimos dias.