29 de set. de 2012

convite ao transcendental

convido vocês à embarcarem em uma jornada de quinze minutos que mudará a vida de vocês. quando estiverem sozinhos, na madrugada (devidamente acompanhados por um copo da sua bebida favorita), sugiro que coloquem a música Dazed and Confused pra tocar baixo e, à medida que o Robert Plant vai começando a cantar, ir aumentando gradualmente. acho transcendental.

Dazed and Confused - Led Zeppelin - Royal Albert Hall

27 de set. de 2012

la ley de la vida


Os teus olhos me deixaram curiosa. Ao meio de um jogo de UNO, te olhava e percebia que lá no fundo, havia um misto de excitação e medo. O jogo acabou e tu continuaste com esse mesmo olhar. Todos os dias que se seguiram após, me confirmaram que tu tens esse olhar. É a tua característica única porque quando te olho no olho, me perco na tua alma.

Tu não mentes e nem omites, tu só olhas. É um olhar quase poético, como se estivesse extasiado pela beleza da natureza, ansioso por compreender cada minúscula partícula, mas com receio de tentar compreender e não conseguir, porque parece que isso é muito essencial para ti. Sinto como se a tua única vontade na vida é entender como tudo funciona mas que a razão sobrepõe a alma, sabendo que tu não conseguirás e, aceitando, começas a compreender tudo que está na tua volta. Não podes perder um milésimo de segundo e te despisses de todas as preocupações maiores. Teus olhos não mentem e refletem exatamente o que tu queres, porque tu não tens tempo para mentir com os olhos... é esforço inútil quando comparado ao esforço de cumprir o teu objetivo e compreender o universo.

Não duvido que um dia consiga [compreender o universo] e, meu amigo, se eu fosse apostar em alguém com a capacidade e responsabilidade pela mudança do mundo, eu apostaria em ti todas as minhas fichas. Tu já és um ser humano maravilhoso e eu só conheço o teu olhar. Que cresças exponencialmente, para o bem da humanidade.


"Esta es la tierra del oro y el sol,
sangre, camino, desierto y calor.
Entre tu karma y la ley del talión
asi es la ley de la vida mi amor"
La ley de la vida - Fito Paez

20 de set. de 2012

"Foi o 20 de Setembro, o precursor da liberdade"

daqui


"À frente do estagnado porto de Buenos Aires, do outro lado do estuário, na banda oriental do rio Uruguai ou Banda dos Charruas - onde os gados introduzidos pelo Governador Hernandarias iam gradativamente se reproduzindo - não havia ainda nenhum estabelecimento fixo espanhol. Todavia, a introdução do cavalo começava a mudar os hábitos das tribos andarilhas. A galope, as boleadeiras já deixavam de caçar avestruzes e veados para caçar gordos bois chimarrões (selvagens) nos campos realengos (do patrimônio do Rei). Também alguns espanhóis dos povoados do rio Paraná começam a trilhar, aventurosamente, aquelas planícies sem-fim, onde a subsistência se garante pela carne fácil. Nem accioneros nem faeneros; espontaneamente, surgia uma terceira classe de homens, à margem do rei e da lei. Muito pouco numerosos, ainda, mas já com seu lugarzinho assegurado na História do futuro. Do ajuntamento de brancos com as índias vão nascendo piás (che piá, meu coração), que ao crescerem serão chinas ou chirus (che iru, meu amigo). Quando eventualmente contratados pelos accioneros ou faeneros para algum serviço de caça ou coureada de vois, ganham um nome: changadores. Mas preferem viver sem fazer nada, cavalgando sem rumo, andarengos sem casa mas com a carne garantida para o espeto. Pouco se preocupam com o futuro, ou quem sabe nem tenham uma noção sobre o amanhã. Por causa desse viver de gáudio, de despreocupação, de gozo, ganham outro nome: gaudérios.

Instintivamente aplicaram ao seu universo o mesmo raciocínio dos corsários. Só é dono das coisas quem tiver condições de defendê-las.

A terra, o céu, o vento e a solidão, o cavalo ou o boi selvagem - tudo isso é de ninguém."

Rio Grande do Sul, prazer em conhecê-lo - Como surgiu o Rio Grande
- pág. 22 - 
Barbosa Lessa

à queima das cartas e às páginas viradas.

muita coisa aconteceu desde a última postagem e muita coisa já vinha acontecendo.
desde a última vez que estive aqui tive que levar o meu notebook para formatar e quando a atendente me perguntou que arquivos e pastas eu gostaria de salvar, eu fiquei pensando. sabia que alguém me perguntaria isso e, na noite anterior me deitei pensando na quantidade de arquivos que eu possuo em um simples HD.
pois quando ela me perguntou, respondi "apenas a pasta de músicas". acho que ela ficou abismada com a minha resposta porque logo falou "sabes que a gente pode salvar tudo né?" e eu só sorri e disse:
- eu sei mas já tenho salvo tudo que eu preciso.
a guriazinha ainda me perguntou se eu tinha certeza... mas é claro! porque ela estava sendo tão insistente?

a verdade é que eu não tinha salvo no meu HD externo a minha pasta de textos e mais um monte de documentos que se encheram de palavras na hora do desespero. mesmo assim não pedi pra que a guriazinha salvasse-os e nunca compreendi porque uma parte de mim insistia em implorar para que continuassem comigo.

depois de um tempo tu percebes que te prendes a essas 'partes' de ti que foram exteriorizadas. senti que estava na hora de deixar pra trás os sentimentos que eu já havia sentido e talvez dar lugar para os que eu ainda irei sentir. é, argumentos bem clichês mas eu me sentia 'cheia' como se não tivesse mais para onde ir e nem saber o que sentir. parecia que eu estava sentindo tudo junto, todas injustiças que eu já sofri ou vi alguém sofrer, os amores que deram ou não certo, as inseguranças e principalmente todos os medos. espero que na minha cabeça, reiniciar o notebook funcione como um equivalente ao esquecimento, tentar uma nova 'filosofia de vida' já que a anterior só me levava à terapia.

espero que aos poucos eu vá esquecendo as coisas que eu deixei e dando valor aos novos sentimentos. tomara que eu não sofra tanto.

4 de set. de 2012

o (des)respeito aos mais velhos

Saí da dentista e me encaminhei pra parada de ônibus mais próxima. Esperei um tempo razoável e entrei em um dos vários ônibus que me levariam pra casa. A linha já é conhecida, FURG - Vila Maria, ou seja, leva a Universidade Federal do Rio Grande campus Carreiros.

Em seguida que entrei no ônibus me arrependi: consideravelmente apinhado. Sem conseguir chegar nem ao menos ao meio do veículo, fiquei em pé perto da roleta, tentando olhar pelo lado positivo, afinal o ônibus das 07:20 da manhã que eu pegava todo dia - aaah, a greve - é pior e o caminho maior, então vai dar tudo certo.

Em uma parte do caminho, as paradas ficam realmente grudadas, com mais ou menos uma quadra de diferença; fato que sempre me foi muito curioso.
Eis que então um senhor com seus 60 anos, sentado próximo a mim, se levanta e dá sinal. Inicia sua jornada rumo ao final do ônibus, de forma que o perdi de vista. 
Enquanto isso, cá com meus botões não compreendi porque o cobrador não sugeriu ao senhor descer pela porta de deficientes, que era bem mais próxima, poupando o senhor do difícil caminho apinhado de pessoas e sacolas. Notei então que uma mulher desceria na mesma parada, dando mais tempo para que o senhor chegasse à porta. Eu pelo menos, quando percebo que a outra pessoa está com dificuldade de chegar, ou uma paradinha esperta no degrau para que o motorista seja 'obrigado' a esperar.

Então o ônibus parou, a mulher desceu e rapidamente tentou seguir caminho e logo se ouviram gritos e protestos chamando atenção do cobrador, que avisou ao motorista que o senhor ainda não havia descido. Foi então que os dois trabalhadores agiram como se estivessem fazendo um favor ao senhor, abrindo novamente a porta.

Claro que o senhor nem ficou sabendo mas eu fiquei e infelizmente não estava de fones de ouvido e pude escutar todo protesto do cobrador, conversando com um amigo, em alto e sarcástico tom:
- É, eles ficam sentadinhos né, daí reclamam da gente ainda! Eles que gostam de ficar bem sentadinhos nos lugares e a gente é que tem que ficar cuidando! Não tenho visão ultra violeta (????????) pra olhar.

Só nesse trecho eu já me imaginava colocando o dedo na cara do sujeito e falando poucas e boas. Afinal de contas existe um jogo de espelhos para que ele justamente CUIDE se ainda descerão mais pessoas. Outra, era um idoso! Se eu, no alto dos meus 18 anos, bem fisicamente, tenho problemas para atravessar um ônibus lotado de pessoas e sacolas, que dirá um idoso que estava justamente descendo na parada do Hospital do Coração!

Educação, empatia e respeito com o próximo foram parar aonde? Creio que foram substituídos pela ignorância, incompetência e claro, pela visão ultra violeta.

3 de set. de 2012

pampa no walkman


"Fácil falar, fazer previsões, depois que aconteceu. Fácil pintar o quadro geral da janela de um arranha-céu. Sem ter que sujar as mãos, sem ter nada a perder. Sem o risco de pagar pelos erros que cometeu.

Fácil achar o caminho a seguir num mapa, com lápis de cor. Moleza mandar a tropa atacar na tela do computador. Sem o cheiro, sem o som, sem ter nunca estado lá. Sem ter que voltar pra ver o que restou.

Fácil demais fazer previsões depois que aconteceu. Fácil sonhar condições ideais que nunca existirão.

Sempre à distância, sem noção... O que rola pelo chão não são as peças de um jogo de xadrez!
Com a coragem que a distância dá, fica mais fácil. Em outro tempo em outro lugar, tudo é tão fácil!"